segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CÉLULAS COOPERATIVAS – FOCCO

1. O QUE É O PROGRAMA FOCCO?
É um programa que busca colaborar com o aumento da aprovação e taxa de conclusão dos cursos de graduação da UNEMAT, através da formação de células de aprendizagem cooperativa, estimulando o sentimento de pertencimento a Universidade.

2. O QUE É APRENDIZAGEM COOPERATIVA?
É um processo educacional que busca o desenvolvimento da autonomia e habilidades dos alunos, onde os participantes ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo definido, estimulando o sentimento de cooperação e solidariedade.

3. O QUE É UMA CÉLULA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA?
É um grupo organizado e mantido pelo aluno bolsista, que reune outros alunos da UNEMAT com um objetivo de promover uma discussão e estudo a respeito de um tema, conteúdo ou disciplina que colabore com a aprovação dos alunos participantes, em seus cursos de graduação.
A formação de uma célula de aprendizagem cooperativa busca desenvolver atividades que contemple não apenas a transmissão de conteúdos, mas o desenvolvimento de outras habilidades sociais como a comunicação, a cooperação, o trabalho em equipe, o pensar e o avaliar no coletivo.

4. O QUE FARÁ UM ALUNO BOLSISTA DO PROGRAMA FOCCO?
O aluno que concorrer pela primeira vez neste programa de bolsa, deverá se inscrever para Articulador de Células de Aprendizagem Cooperativa. Nesta modalidade, o bolsista deverá organizar e manter em atividade a sua célula de aprendizagem cooperativa, além disso deverá participar das atividades formativas em aprendizagem cooperativa e das reuniões propostas pela coordenação do Programa. É dever do bolsista, durante a vigência de sua bolsa, apresentar o planejamento de suas atividades e os relatórios do que foi realizado.
O aluno que já foi bolsista do programa FOCCO poderá escolher entre as modalidades: Articulador de Célula ou Facilitador de Células de Aprendizagem Cooperativa. Na modalidade Facilitador de Células de Aprendizagem Cooperativa o bolsista atuará em atividades de apoio e monitoramento das Células de Aprendizagem Cooperativa.

5. COMO O BOLSISTA ORGANIZA SUA CÉLULA DE APRENDIZAGEM
COOPERATIVA?
A célula de aprendizagem cooperativa é proposta pelo aluno bolsista, através de um projeto. A proposta de célula deverá envolver um tema ou uma disciplina que o bolsista considere como gargalo na aprovação de outros alunos.